Articulações do Corpo Humano

O sistema articular é constituído por articulações, isto é, por um ponto de contato com os ossos, e pelo fato deste contato ser denominado antigamente como juntura, surgiu a expressão ‘dor nas juntas’. Em todo o corpo humano existem inúmeras e diferentes articulações, sendo que é possível encontrar umas mais fortes e imóveis do que as outras, as denominadas sinartroses, e também as que proporcionam maior movimento e flexibilidade, as diartroses e anfiartroses.

Em relação a sua estrutura, as articulações podem ser classificadas em fibrosa (imóveis), a qual possui ossos unidos por um tecido conjuntivo fibroso; em cartilaginosa (com pouco movimento), que são ossos unidos pela cartilagem; e em sonivial (com muito movimento), as quais possuem um espaço entre os ossos e são envolvidas pelo líquido sinovial. Qual é a função das articulações?

As articulações são fundamentais para o nosso corpo, pois devida a capacidade de realizarmos diferentes movimentos e estes movimentos geram atritos, e para amenizá-los existem as articulações, sobretudo, as articulações com bolsas sinoviais. Estas bolsas de líquido sinovial atuam literalmente como amortecedores de impacto entre as articulações, estando elas localizadas entre a pele e osso, e nas regiões em que há atrito entre as partes, entre os tendões, entre os músculos, entre os ossos e também entre os ligamentos e os ossos.

É importante que as articulações estejam saudáveis para prevenir dores e artrite, por exemplo. Para repor o colágeno e magnésio no corpo, e trazer benefícios como restauração das células e articulação, aumentar a densidade e elasticidade, regenerar os tecidos, entre outros benefícios, confira a Bula de FlexxMais. Esse suplemento é totalmente natural e proporciona flexibilidade óssea.

Características das articulações

As articulações também podem ser classificadas quanto a sua função, podendo assim ser monoaxial (movimento em apenas um eixo), biaxial (movimento em dois eixos) ou triaxial (movimento em três eixos). Podem ainda ser classificadas quanto a sua morfologia, como: plana, trocóide, elipsóide, esferóide, gínglimo, condilar e selar. Para sua maior compreensão, veja os tipos das articulações logo abaixo com suas respectivas características:

  • Sindesmose: É uma articulação fibrosa, que possui grande quantidade de tecido conjuntivo, possui ligamento interósseo.
  • Gonfose: É uma articulação fibrosa, que está presente entre os dentes e o alvéolo dentário.
  • Sincrondrose: É uma articulação cartilaginosa, pode ser interóssea ou intraóssea.
  • Sinfíse: É uma articulação cartilaginosa, com tecido interposto.
  • Articulações sinoviais: São articulações diartroses (com muito movimento) presentes no esqueleto apendicular (esqueleto composto basicamente pelos membros superiores e inferiores).

Todas as articulações sinoviais apresentam os elementos essenciais e podem ter os elementos não essenciais. Os elementos essenciais são: superfície articular, cartilagem articular, capsula articular, membrana sinovial, líquido sinovial e ligamentos. Já os elementos não essenciais são: lábios, disco articular e o menisco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *