Alimentação do bebê

Muitas mães e também pais não sabem ao certo quando começa a alimentação do bebê, sendo que o estímulo da ingestão precoce para os alimentos sólidos pode resultar em distúrbios alimentares, como por exemplo, perturbação e conflito no momento do apetite e até mesmo intolerância digestiva e amenização da absorção dos nutrientes do leite materno, o qual deve ser mantido até os seis meses, no mínimo.

Além disso, a alimentação precoce do bebe pode resultar no aparecimento de sobrealimentação que provoca a obesidade, mas assim como a alimentação precoce, a alimentação tardia pode resultar em problemas, como desacelerar o crescimento e diminuir a resistência imunológica do bebê.

Desta forma, é preciso que os pais saibam que ao longo dos seis meses de idade os bebês não necessitam ingerir nenhum tipo de alimento sólido quando alimentados através do peito, mas se desejar, pode-se começar a estimular a deglutição de alimentos semi-sólidos aos quatro meses de idade, caso o bebê seja alimentado por leite “artificial”.

Quando começar com a alimentação em papinha?

O momento certo de começar a introduzir alimentos sólidos na refeição do bebê depende de suas necessidades nutricionais ou/e sua vontade de comer. Então, com o que complementar a dieta do bebê? É preciso lembrar de que o leite materno não pode ser substituído por alimentos sólidos, já que estes devem ser introduzidos como complementos na alimentação do bebê, assim, se possível mantenha o leite materno até os dois anos de idade.

Quais alimentos devem ser utilizados para fazer papinha?

Os novos alimentos para a criança devem ser introduzidos de forma gradativa, isto é, um alimento por dia, e observando a tolerância da criança, sendo que as papinhas de frutas podem ser oferecidas duas vezes ao dia, e quanto às papinhas de sal devem ser oferecidas apenas no horário do almoço ou jantar, por exemplo.

Lembre-se de que as papinhas não devem ser muito moles, pois você deve estimular a mastigação e os dentes que estão começando a serem formados, assim é indicado que você amasse e não coloque para liquidificar os alimentos, e com o passar do tempo, passe a picá-los.

É recomendado também, que as papinhas de sal contenham proteína vegetal (lentilha, feijão, soja, grão de bico ou outros), proteína animal (ave ou carne), energia (arroz, mandioca, batata, inhame, angu ou macarrão) e, vitaminas, fibras e minerais (brócolis, taioba, couve-flor, abobrinha, espinafre, cenoura, couve e outras).

Cuidados na hora de dar a papinha para seu bebê

Lembre-se de que as refeições do bebê devem ser realizadas em um momento agradável e se possível no mesmo horário todos os dias, acompanhada de uma atividade prazerosa. No entanto, é preciso que a mãe não permita que o bebê realize outras atividades durante a alimentação, como correr, brincar, assistir TV, enfim, hora de comer é de comer.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *